
Eu fico abismado, com a mobilização e o frisson que uma copa do mundo causa nas pessoas, principalmente nos brasileiros, por aqui o futebol tomou uma proporção que beira o fanatismo... E as perguntas que eu me faço são as seguintes: Por que é necessário haver uma copa do mundo para se ver uma nação unida em prol de um objetivo? Por que a variação da jabulani é mais importante que a variação do dólar? Assim como um eventual confronto entre Brasil e Argentina ganha maior notoriedade do que confrontos na faixa de gaza, entre Israel e Palestina, mas não precisamos ir até a faixa de gaza para ver confrontos, basta ir até o RJ, ou até minha rua, tem bastante, porém, não são noticiados nem no jornal do bairro, enquanto a copa do mundo, ganha a atenção de todos os meios de comunicação existentes.
E se não bastasse à notoriedade exagerada, o jogos mudam a rotina de todo o País, é um absurdo instituições de ensino, empresas privadas e órgão públicos reduzirem suas carga horárias para assistir a uma partida de futebol, lamentável.
Não condeno o futebol, e sei que o mesmo, assim como qualquer outro esporte é um grande instrumento de ação social, também não discordo de quem diz que a “Copa é a confraternização entre os povos”, a questão é a necessidade de haver uma copa do mundo para que haja essa confraternização, já que há problemas imensamente mais importantes a serem resolvidos e que não ganham a atenção devida.
Deve ser em virtude dessa “alucinação coletiva”, que as eleições “coincidentemente” ocorrem em anos de copa ou olimpíadas, uma tentativa (bem sucedida) de anestesiar a sociedade, e se o Brasil for campeão, pronto, o circo está fechado, acaba-se a fome, a desigualdade, o desemprego, pelos menos é o que parece, outros motivos não seriam dignos de tamanha mobilização e euforia.
Há ainda um movimento repugnante de endeusamento aos jogares por parte da mídia, se ganham são tratados como heróis, e se perdem, uma tristeza imensa cai sobre o país, Fátima Bernardes quase chora na hora de noticiar a perda, mas não dura muito, em fevereiro tem carnaval, e antes disso tem Big Brother, e ai surgem novos heróis, enquanto isso homens que realmente fizeram, ou fazem algo pela nação caem no esquecimento em um piscar de olhos. É lamentável que um país dono de tantas riquezas naturais, tenha que usar o futebol, carnaval, novelas e afins, para despertar o patriotismo do povo, em mim desabrocha sentimentos contrários, vergonha, por exemplo, seguido de revolta, a qual expressa aqui.
Vivemos no país do mensalão, dos dólares na cueca, o país da corrupção, do desemprego, da desigualdade, entretanto, esqueçamos os problemas, é copa do mundo, amigo! Nós somos penta e talvez nossos “heróis” nos tragam o hexa, comemoremos a ignorância.
Agora eu lembrei de um trabalho que eu fiz na 6ª série, sobre a Copa do mundo, e minha conclusão dizia exatamente tudo o que tu diz aí no teu texto, ainda tenho ela guardada IHASOA Ç.Ç Concordo em gênero e grau com cada linha. É incrível ver como todos os problemas desaparecem a cada 4 anos. Sei lá, é coisa de louco isso pf/ Mas sem estresses. Teu blog tá fodástico (h) parabéns Xandi (as mais íntimas né) POJASOPAKSAOPK beeso :*
ResponderExcluiro/ Muito obrigado pelos elogios, Lari ;)
ResponderExcluir